Definição de público

Definição de Público e seu Perfil

Essa semana, recebi uma ligação de um cliente, querendo dicas para anunciar sua nova empresa que vende painéis para captação de luz solar, na verdade ele já estava com a ideia meio pronta de usar uma rádio de notícias para divulgar seus produtos, então conversamos por um tempo e tentei ampliar sua visão de comunicação, no fim, ele percebeu que existem várias coisas que precisa identificar e cuidar antes de determinar os veículos utilizados em sua campanha de comunicação.

Além dele, acompanho muitos empreendedores com dúvidas relacionadas a propaganda de seus produtos, por isso me motivei a explorar um pouco mais esse assunto.

De forma prática e objetiva, pra você que está buscando começar um trabalho de comunicação em sua startup ou novo produto, é preciso mapear qual é o seu público alvo primário. Analise quem são aquelas pessoas que tem potencial para consumir o seu produto, para isso faça o exercício de pensar como um de seus consumidores e veja que tipo de necessidade seu produto atende. Isso parece muito óbvio, mas é muito importante e o começo de tudo, pois, daí pra frente todos os esforços serão direcionados de forma mais eficiente para o que chamamos de TARGET. Agora que você já delineou o target do seu produto, ou seja, já sabe com quem precisa falar, tente expandir ainda mais o raciocínio, procure identificar os influenciadores e os compradores. Os influenciadores são aquelas pessoas que vão ajudar o tomador de decisão a usar ou comprar o seu produto. E os compradores nem sempre serão os próprios usuários do seu produto, muitas vezes, por exemplo, os pais e as mães são os SHOPERS (compradores) e os filhos são os verdadeiros usuários. Neste caso, você poderá determinar como TARGET SECUNDÁRIO os influenciadores e compradores para aumentar a efetividade da comunicação.

Agora que você tem ideia de quem é seu público potencial, pode melhorar o seu entendimento considerando a ótica DEMOGRAFICA e COMPORTAMENTAL. Analisando aspectos demográficos do seu potencial TARGET, você conseguirá identificar a predominância de SEXO, CLASSE SOCIAL e IDADE e sob o aspecto comportamental, mapeie o perfil de seu público-alvo, uma maneira simples é buscar fazer associações do comportamento de consumo do seu produto com possíveis outros interesses, por exemplo, quem está suscetível a comprar painéis solares, pode ter atitudes voltadas para sustentabilidade, provavelmente seja uma pessoa que esteja conectada a novidades globais e tendências voltadas para energia sustentável, logo, podemos supor que essa pessoa tem um maior nível intelectual, cultural ou experiências mais sofisticadas, tenha viajado mais, etc. Enfim, são suposições que podem te ajudar a mapear seu público-alvo.

O bom é que quando você chegar ao mapeamento do seu target de forma detalhada, conseguira AFINAR O TOM DA CONVERSA, ou seja, fazer um estilo de comunicação que tenha afinidade com aquele público que buscará prospectar e transformar em consumidor de seus produtos. Por exemplo, se você identifica que seu produto é mais direcionado para JOVENS DE ESPÍRITO AVENTUREIRO, provavelmente não deveria fazer um anuncio no qual o tom seja de COMERCIAL DE MARGARINA, ou aqueles de SABÃO EM PÓ… obviamente precisa buscar afinidade e harmonia com o público que pretende impactar.

 

Esses são raciocínios elementares para que a sua estratégia tenha sucesso e sua empresa chegue aos resultados fortes esperados. É muito importante ter uma estratégia de comunicação e marketing para evitar a perda de foco diante das surpresas do dia a dia. O foco precisa estar claro, a execução será elementar para o resultado.

Resultado é Elementar. Foco é Elementar. Execução é Elementar.

2018-01-15T23:28:04+00:00 05/01/2018|Marketing & Comunicação|