#01 A Revolução – Direto do Vale do Silício.

Não é segredo pra ninguém que estamos vivendo tempos de grandes mudanças em todas as áreas e quem está mais ligado nessa mudança pode perceber que a revolução é meio tecnológica e meio digital. São esses, os dois maiores responsáveis pelos grandes impactos que estamos sentindo. Tarefas que antes eram simples, se tornando mais complexas, como o contrário também rolando, coisas muito complexas se tornando bem mais acessíveis.

Chega a soar como uma síntese até meio simplória do que acabei de ver e viver numa imersão que fiz num dos maiores polos de inovação do planeta, o Vale do Silício.

Deixa eu explicar um pouquinho melhor como isso aconteceu! Foi um projeto de Comunicação e Inovação que me levou pra lá.

Pra quem não me conhece, além de pai de menina, casado com uma publicitária e curitibano, também trabalho com comunicação desde guri, entre consultorias, aulas e vida corporativa. Tenho vivido tão intensamente essas mudanças dentro da minha carreira, que os pontos acabaram convergindo num projeto de Branded Content que apresentei como solução pra um de meus clientes da Gazeta do Povo, empresa pra qual trabalho. O projeto junta inovação, educação e pessoas. Aí não teve jeito, basicamente, tudo o que tenho visto de mudanças nos últimos 10 anos envolve pessoas e a forma de aprendizado delas. E foi por aí que começamos a pensar junto com o nosso cliente no problema a ser resolvido, concluímos naturalmente que uma solução de comunicação com essas pautas não poderia ser nem de longe baseada em publicidade e propaganda, tinha que ser mais profundo usando comunicação estratégica, proporcionar experiência e principalmente, causar um impacto provocativo no ser-humano que de alguma forma interagisse com esse projeto.

Queríamos causar inquietude em pessoas! Esse era o nosso principal drive criativo e assim nasceu o Futurize-se!

Nessa de “Futurizar”, iniciamos aprontando uma de Curitiba para o mundo, produzimos uma Arena do Futuro e transmitimos todo o conteúdo pela internet. Foram várias palestras de grandes nomes da nova economia, um evento fechado para Influencers, CEOs de Startups e gente inovadora.

O evento foi um sucesso e virou a plataforma de lançamento para o foguete que seria lançado a seguir, a Expedição Futurize-se, uma série de conteúdos produzidos 100% no Vale do Silício.

Aqui o bicho pegou, montamos um time de peso pra retratar o futuro por aqueles que já vivem nele. Embarcamos com uma missão, falar com gente foda, viver o mindset do Silicon Valley e trazer isso embalado em um projeto de Branded Content em vídeo.

Pra essa missão, com propósitos muito convergentes aos nossos, trouxemos a galera da Asteroide que coproduziram e viveram essa conosco. Aqui cabe parênteses, na fase de ideação desse projeto, percebemos que precisaríamos de uma atmosfera orgânica e nada poderia soar artificial. Pra ser natural, nada melhor que trazer gente com bagagem pra segurar a narrativa. Por isso, não contratamos o serviço de produtora de filme, fizemos parceria com quem curtiu e comprou a mesma ideia, nessa o Diogo Ruiz, um dos sócios da produtora e empreendedor virou nosso protagonista do documentário e nos guiou pelas ruas e algumas das salas de reuniões mais requisitadas de San Francisco, isso pelo fato do cara já estar transitando muito bem pelo ecossistema das inovações e Startups. Conseguimos conversar com gente de alto calibre, em instituições emblemáticas pra nova economia e trouxemos um material muito rico!

O resultado disso você vai começar a conferir na série Futurize-se que vai pro ar em 4 capítulos e promete te tirar da cadeira, ir “lá” e fazer.

Das coisas que venho perseguindo em minha carreira, com certeza essa experiência juntou muita dos melhores ingredientes, poder propor uma solução de comunicação inovadora e efetiva, baseada em Branded Content com profundidade, oferecer experiência estendida, mudar vida de pessoas e causar impacto pra marca das empresas envolvidas. Isso é uma sensação muito boa.

A partir de hoje, vou escrever alguns conteúdos dividindo minhas experiências de lá. Se me fez tão bem, quero disseminar e que faça bem pra mais gente. Aliás, em tempo: no Vale as pessoas dividem muito seus conhecimentos, faz parte da espiral positiva que faz a coisa andar por lá. Fica a dica.

A série vai pro ar dia 26, mas você já pode conferir o teaser desse projeto de Branded Content aqui, direto do site da Gazeta do Povo:

http://www.gazetadopovo.com.br/especial-patrocinado/uninter/vale-do-silicio-um-lugar-para-conhecer-o-mundo-novo-e-as-oportunidades-que-ele-traz-5f276cmfawp0hh194fz9kxkvp

Vamos trocar ideias? Você pode me achar por aqui:

https://www.linkedin.com/in/rafand/

2018-03-22T15:54:02+00:00 22/03/2018|Marketing & Comunicação|